Plano de Aula
Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares
Disciplinas: História/Português/Artes
Série: 6as séries
Data: 10/10/2009
Duração: Aproximadamente três aulas para cada disciplina.
Professoras: Janete da Silva Miossi, Márcia Alessandra de Souza Fernandes e Rozangela Santos Aguiar
Unidade temática:
Representação fotográfica, ilustrativa e dissertativa: Uma maneira de refletir a História Mateense.
Como surgiu São Mateus ?
A História será abordada através do site: www.saomateus.es.gov.br .
Os alunos terão oportunidade de estar em contato com a história que se iniciou há, aproximadamente, 465 anos, período do “achamento do Brasil”.
A partir daí eles analisarão as informações e seguirão o roteiro de trabalho estabelecidos e orientados pelas professoras .
Objetivos:
Resgatar a cultura mateense em sala de aula.
Oportunizar aos alunos e comunidade escolar o conhecimento sobre a História de São Mateus bem como os seus pontos turísticos.
Motivar os alunos a se expressarem por meio da oralidade e escrita sobre a História e pontos turísticos da cidade.
Metodologia
Explanação sobre o conteúdo (professor) utilização das TICs como meio de pesquisa (história, perfil,galeria de fotos etc.)
Mostra de fotografias (Professor)
Seleção de fotos sobre São Mateus e feitas pelos alunos.
Produção de textos sobre a História de São Mateus.
Entrevistas dos alunos com pessoas que conhecem sobre a História do Município.
Mostra de trabalhos produzidos para a comunidade.
Produção textual individual, releitura de obras fotográficas e pinturas de artistas locais.
Recursos
Fotografia do Município
Livros de histórias pelos historiadores capixabas Maciel de Aguiar e Eliezer Nardotto
Recortes de jornais e revistas
Textos sobre a História de São Mateus
Papel sulfite, canetas hidrocor, máquina fotográfica, jornais locais, lápis de cor, cola tesoura, fitas adesivas, cavaletes, e mural fixo etc.
Site de São Mateus
Avaliação
Participação a dos alunos;
Interação dos alunos com os pais e comunidade mateense;
Exposição de material produzido pelos alunos para apreciação de pais e comunidade;
Relatos sobre o conhecimento adquirido através das entrevistas;
Interação entre aluno e professor;
Bibliografia:
Nardotto. Eliezer Ortolani. Paisagens de São Mateus. Edal Editora Atlântica Ltda,2004
Anexos:
Banco de fotografias
Professor e Colegas
ResponderExcluirPostamos um plano de aula conforme solicitado como requisito parcial para aprovação na disciplina de TICS na Educação.
Aguardamos comentários.
Abraços,
Janete , Márcia Alessandra e Rozangela Aguiar.
Estamos trabalhando neste projeto desde as 9hs da manhã,não é muito fácil, mas vamos consegui!
ResponderExcluirQuando há descoberta o trabalho fica muito mais divertido.
Rozangela Santos Aguiar
Janete e Rozangela Aguiar, vcs estão igual a São Mateus: de parabéns!
ResponderExcluirO trabalho do blog ficou muito bom... e olha que era só um teste...
Janete me falou q gostou tanto da atividade que se alguém precisar de ajuda ela disse estar à disposição... ainda mais se for para passar o feriadão no mitiê... Ela tem futuro!
Interessados: http://www.janmiossiblogspot.com ou janmiossi@hotmail.com
Janete, c n vai publicar o meu comentário?... Quanta ingratidão!....
ResponderExcluirO trabalho de vcs ficou Show. Gostei!!!!!!!!
ResponderExcluirOlá Jaquel , agradecemos a força. Bjim
ResponderExcluir