sábado, 10 de outubro de 2009

Plano de aula


Plano de Aula


Escola: EMEF Dora Arnizaut Silvares

Disciplinas: História/Português/Artes

Série: 6as séries

Data: 10/10/2009

Duração: Aproximadamente três aulas para cada disciplina.

Professoras: Janete da Silva Miossi, Márcia Alessandra de Souza Fernandes e Rozangela Santos Aguiar



Unidade temática:


Representação fotográfica, ilustrativa e dissertativa: Uma maneira de refletir a História Mateense.


Como surgiu São Mateus ?


A História será abordada através do site: www.saomateus.es.gov.br .

Os alunos terão oportunidade de estar em contato com a história que se iniciou há, aproximadamente, 465 anos, período do “achamento do Brasil”.

A partir daí eles analisarão as informações e seguirão o roteiro de trabalho estabelecidos e orientados pelas professoras .


Objetivos:


  • Resgatar a cultura mateense em sala de aula.

  • Oportunizar aos alunos e comunidade escolar o conhecimento sobre a História de São Mateus bem como os seus pontos turísticos.

  • Motivar os alunos a se expressarem por meio da oralidade e escrita sobre a História e pontos turísticos da cidade.


Metodologia


  • Explanação sobre o conteúdo (professor) utilização das TICs como meio de pesquisa (história, perfil,galeria de fotos etc.)


  • Mostra de fotografias (Professor)


  • Seleção de fotos sobre São Mateus e feitas pelos alunos.


  • Produção de textos sobre a História de São Mateus.


  • Entrevistas dos alunos com pessoas que conhecem sobre a História do Município.

  • Mostra de trabalhos produzidos para a comunidade.


  • Produção textual individual, releitura de obras fotográficas e pinturas de artistas locais.



Recursos


  • Fotografia do Município

  • Livros de histórias pelos historiadores capixabas Maciel de Aguiar e Eliezer Nardotto

  • Recortes de jornais e revistas

  • Textos sobre a História de São Mateus

  • Papel sulfite, canetas hidrocor, máquina fotográfica, jornais locais, lápis de cor, cola tesoura, fitas adesivas, cavaletes, e mural fixo etc.

  • Site de São Mateus


Avaliação


  • Participação a dos alunos;


  • Interação dos alunos com os pais e comunidade mateense;

  • Exposição de material produzido pelos alunos para apreciação de pais e comunidade;

  • Relatos sobre o conhecimento adquirido através das entrevistas;

  • Interação entre aluno e professor;


Bibliografia:




www.saomateus.es.gov.br

Nardotto. Eliezer Ortolani. Paisagens de São Mateus. Edal Editora Atlântica Ltda,2004


Anexos:


Banco de fotografias

6 comentários:

  1. Professor e Colegas
    Postamos um plano de aula conforme solicitado como requisito parcial para aprovação na disciplina de TICS na Educação.
    Aguardamos comentários.
    Abraços,
    Janete , Márcia Alessandra e Rozangela Aguiar.

    ResponderExcluir
  2. Estamos trabalhando neste projeto desde as 9hs da manhã,não é muito fácil, mas vamos consegui!
    Quando há descoberta o trabalho fica muito mais divertido.


    Rozangela Santos Aguiar

    ResponderExcluir
  3. Janete e Rozangela Aguiar, vcs estão igual a São Mateus: de parabéns!
    O trabalho do blog ficou muito bom... e olha que era só um teste...

    Janete me falou q gostou tanto da atividade que se alguém precisar de ajuda ela disse estar à disposição... ainda mais se for para passar o feriadão no mitiê... Ela tem futuro!
    Interessados: http://www.janmiossiblogspot.com ou janmiossi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Janete, c n vai publicar o meu comentário?... Quanta ingratidão!....

    ResponderExcluir